DIRECTORA PROVINCIAL DO SERVIÇO PENITENCIÁRIO DE LUANDA DESTACA A MULHER COMO LÍDERES NATAS

2024-08-07 | última atualização, Angola

A Comissário Prisional, Suzete Aguiar, Directora Provincial do Serviço Penitenciário de Luanda, em representação do Comissário Prisional Principal, Bernardo Gourgel, Director Geral do Serviço Penitenciário, destacou hoje Quinta-feira, 01.08.2024, em Luanda, que as vicissitudes e limitações vivenciadas, no percurso da vida, sairão daqui mulheres mais provocadas e desafiadas no verdadeiro sentido, como líderes natas.

Tais considerações foram prestadas durante o acto de encerramento do Workshop que decorreu sob lema: "O poder do Auto-encontro da Mulher para os seus Desafios Actuais", direcionado para o efectivo do género feminino em saudação o dia 31 de Julho, data comemorativa ao dia Internacional da Mulher Africana, realizado no Auditório do Centro Ortopédico Dr.º António Agostinho Neto, sito no Município de Viana.

“Cada tempo e contexto, vive os seus problemas e concomitantemente responde aos seus próprios desafios. O lema escolhido para o workshop, orientou todas as acções no sentido de corresponder e autenticar o espirito que norteou o programa concebido”, certificou a Comissário Prisional.

Suzete Aguiar, disse que, “as líderes natas, durante os três dias de partilha, registou-se uma entrega completa para o conhecimento, bem como ficou confirmada a vontade que cada uma manifestou e despertou, tanto para dar, como conhecimentos. No primeiro dia o Comissário Prisional Principal, Bernardo Pereira do Amaral Gourgel, Director Geral do Serviço Penitenciário, no seu discurso de abertura, realçou o compromisso do Órgão em relação as políticas de gestão do pessoal do género feminino, bem como a panoramica sobre a mulher no sistema penitenciário, com dados númericos do total geral, por categoria, cargos de chefias e nível académico”.

Na sua intervenção, a Directora Provincial afirmou que fica a mensagem a todos os níveis sobre os desafios, a visão e o compromisso do Serviço Penitenciário para com a mulher, mas por conta das reflexões partilhadas, urge motivar o género a fazer um realinhamento e posicionar- se na luta dos seus sonhos.

Por outro lado, a Comissário Prisional, Suzete Aguiar, frisou que “os próximos encontros de mulheres, traga mais experiências, para sentirmos que está ser multiplicada a semente transformadora, disseminada em vós, para que o ofício de reabilitar e ressocializar seja feito integridade e humanidade”.

Refira-se que prestigiaram o acto de encerramento do Workshop, membros do Conselho Consultivo do Serviço Penitenciário, representantes dos Órgãos do MININT, Defesa, Ministério da Saúde e demais convidados.

GABINETE DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E IMPRENSA DO SERVIÇO PENITENCIÁRIO.